Close

CONHEÇA 8 DICAS PARA PLANEJAR A REFORMA DA SUA CASA

Conheça 8 dicas para planejar a reforma da sua casa

Para muitas pessoas realizar uma reformar em qualquer ambiente da casa representa um incômodo muito grande e desagradável. No entanto, quando é necessário mudar a aparência de nossa casa de forma radical, o planejamento da obra é fundamental.

Para conseguir que a reforma se realize no menor tempo possível e sem muitos contratempos e que preparamos 8 dicas exclusivas e especiais para você.

Dica 1

Contrate pessoas especializadas e qualificadas para sua reforma.

Antes de entrar diretamente na reforma é fundamental escolher os provedores adequados. Ainda que o preço influencie bastante, nem sempre o barato é a melhor opção. Uma boa estratégia é perguntar para seus familiares, amigos e conhecidos se conhecem ou indicam alguma empresa ou profissional recomendado para o projeto. Assim você poupa tempo e o risco de realizar uma reforma com alguém que não fará o trabalho da maneira que você espera.

Dica 2

Escolha o momento adequado.

Ao começar a planejar a reforma de sua casa, escolha o momento adequado. Nunca inicie o projeto quando estiver muito estressado no trabalho, ou durante os exames escolares dos filhos,  ou ainda, quando seu parceiro estiver ausente e muito menos, antes de uma data muito especial etc.

As reformas podem levar ao limite do estresse, por isso, o mais conveniente é evitar ao máximo qualquer outro fator externo que possa acrescentar mais tensão.

Dica 3

Saiba exatamente o que precisa fazer.

Tenha muita clareza sobre o que deseja fazer e manifeste isso da forma mais detalhada possível para o encarregado da reforma.
Os desenhos, fotos e imagem, são evidências muito úteis para deixar bem claro o que você espera da obra. Mas não esqueça jamais que uma coisa é o que desejamos e a outro é o que é possível fazer.

Consulte o encarregado da reforma e verifique se ele irá realizar tudo o que foi combinado. A flexibilidade neste momento é muito importante para evitar dores de cabeças desnecessárias.

Dica 4

Supervisione a reforma em sua casa

Na medida do possível tente sempre dar uma espiada sobre com está o andamento do projeto. Estar presente no momento da execução da reforma oferece maior tranquilidade para você, mas também diminui a possibilidade dos profissionais do setor, realizar os trabalhos de forma lenta ou tomem decisões importantes sem consultar você antes.

Dica 5

Tenha uma reserva a mais de dinheiro para eventuais despesas extras.

Entenda que é muito provável, praticamente quase seguro, que o orçamento da reforma seja incrementado, em especial quando se trata de grandes reformas.
É possível que ao derrubar paredes, tocar encanamentos e redesenhar espaços, os encarregados da reforma se deparem com inconvenientes inesperados, o que pode fazer com que o preço aumente. Além disso, como quase sempre, as reformas se estendem mais do que o devido, normalmente se gasta mais do que o previsto no planejamento com a mão de obra. Por isso, tenha sempre uma margem de dinheiro guardado.

Dica 6

Fique atenta aos detalhes

Tenha sempre clareza quanto aos detalhes pendentes e deixe instruções claras para que se ocupem deles. Uma vez finalizados os trabalhos, há uma série de detalhes que devem ficar prontos também; polir, envernizar, pintar, remover manchas, etc. Se você não solicitar por esses serviços e provável que não o façam, por isso esteja atento.

Dica 7

Seja exigente

Mantenha-se firme, seja exigente, não durma no ponto, mas não pressione de forma exagerada os profissionais que poderão não atender.
Compreenda que a reforma não é um trabalho simples e leva tempo. Agora se puder e bom pagar um pouco mais por um trabalho de qualidade e a tempo, do que menos por um que durará bem mais do que você e seus vizinhos desejam.

 

Dica 8

Aprenda a viver com a reforma

Por último, e talvez, o mais importante e que você deve assumir que as reformas em sua casa são desagradáveis e estressantes e que, enquanto durarem, você deve aprender a viver com isso.
Este simples pensamento permitira planejar a sua reforma com uma maior inteligência emocional e sem sucumbir perante a tensão gerada por algo que não estava previsto.